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martes, 28 de febrero de 2012

Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde 

A Escola de Administração da UFBA (EAUFBA), por meio de seu Núcleo de Extensão em Administração (NEA) e Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH/Ba), informa a abertura das inscrições para o Curso de Extensão em Gestão Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde – Modalidade de Ensino a Distância, etapas 3 e 4.

O curso é totalmente gratuito e voltado para trabalhadores da rede pública de saúde do estado, sob gestão federal, estadual e municipal, incluindo gestores, administradores, assessores, coordenadores e técnicos das áreas assistenciais e administrativas, da rede direta, indireta e filantrópica, e será realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) / e Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

O conteúdo é composto de quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando 160 horas, sendo 128 horas EAD e 32 horas presenciais (quatro encontros nas próprias macrorregionais), com duração de aproximadamente cinco meses. Os temas dos módulos são: Gestão de Pessoas; Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde; Gestão de Processos e Riscos e Gestão da Informação.

As inscrições serão realizadas entre os dias 30 de janeiro e 16 de fevereiro de 2012, conforme descrito no Edital em anexo.

Mais informações no site www.adm.ufba.br ou pelos telefones (71) 3283-7333 / 34.
Arquivo Anexo: Baixe aqui

viernes, 24 de febrero de 2012

Educação Permanente em Saúde

Educação Permanente em Saúde:
Mary Diva Portugal Makhoul



A  capacitação  é  uma  das  estratégias mais  usadas  para  o desenvolvimento dos processos de trabalho nas organizações de saúde. O grande desafio da educação em saúde, é a nova aprendizagem, meio de ações intencionais e planejadas que têm como objetivo fortalecer conhecimentos, habilidades, atitudes e práticas.
O desafio constante da gestão das organizações de saúde, diz respeito a qualidade dos serviços ofertados, visto que as representações que são constituídas por muitas pessoas, perpassam pela má qualidade da assistência prestada à saúde. Sabemos que não poderemos falar de qualidade da assistência, sem atrelarmos a capacitação dos profissionais.
A formação profissional fragmentada, centrada na doença  com uma visão instrumental da educação,  pensa os processos Educativos apenas enquanto meio de alcançar um objetivo pontual e não como parte substancial de uma estratégia de mudança institucional;
No processo da educação permanente, é necessário que seja valorizada as experiências dos profissionais, o seu cotidiano de trabalho para não incorrermos no erro de reforçar a distinção entre o saber e o fazer .
  O artigo 200, da Constituição Federal de 1988, em seu inciso III, atribui ao SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde (BRASIL, 1988). Portanto, as questões da educação na  saúde passam a  fazer parte do  rol de atribuições finalísticas do sistema. (BRASIL,2009)
Para esse texto consideramos  as referências sobre a  educação  na  saúde  a partir da   Lei Orgânica  da  Saúde  (Leis  Federais  nºs 8.080/90 e 8.142/90), na CNS nº. NOB-RH/SUS  (Resolução 330, de 4 de novembro de 2003), nas diretrizes e regulamentação do Pacto de Gestão pela Saúde. Mas   como principal referencia,  consideramos mais especificamente  a  Política Nacional de  Educação  Permanente  em Saúde.
  De acordo com essa política  a Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar  se  incorporam ao  cotidiano das organizações e ao  trabalho.
A educação permanente  se baseia na aprendizagem  significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados
na realidade e  leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se  façam a partir da problematização do processo de  trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores
sejam  pautadas  pelas  necessidades  de  saúde  das  pessoas  e  populações. Os processos de educação permanente em saúde têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.
Ceccim nos apresenta a educação em saúde como a imagem do quadrilátero, formado por, ensino / gestão setorial / práticas de atenção / controle social - propõe construir e organizar uma educação responsável por processos interativos e de ação na realidade para operar mudanças (desejo de futuro), mobilizar caminhos (negociar e pactuar processos), convocar protagonismos (pedagogia in acto) e detectar a paisagem interativa e móvel de indivíduos, coletivos e instituições, como cenário de conhecimentos e invenções (cartografia permanente). No quadrilátero estão aspectos éticos, estéticos, tecnológicos e organizacionais, operando em correspondência, agenciando atos permanentemente reavaliados e contextualizados.
A perspectiva e que através desse quadrilatero as políticas de saúde possam se efetivar  na “ponta” do sistema, ou seja, através da ação de atores sociais e suas práticas no cotidiano dos serviços.
Assistam este video  da Rede Unida com Ricardo Ceccin, onde o autor fala sobre a Educação Prmanente.

martes, 14 de febrero de 2012

Iniciando a construção

Este blog pretende ser um instrumento de comunicação entre a saúde e a educação e criar interfaces entre essas duas áreas da ciência.
Educação e Saúde precisam de uma relação dialógica na busca da construção social e bem estar dos individuos.
Esse assunto tem sido tema de enúmeras pesquisas e programas, sobretudo  na área governamental, o que motivou a iniciativa de criar esse espaço para apresentar aos leitores um pouco dessa multiplicidade de estratégias e também algumas produções em desenvolvimento.
Estaremos colocando também em pauta, a Educação Permanente em Saúde, que é uma estratégia de aprendizagem significativa em busca das transformações das práticas profissionais.
Esperamos que este seja um meio de interação para pessoas interessadas nestes temas.
Sejam bem vindas !!!

 
Este blog pretende ser una herramienta de comunicación entre la salud y la educación y la creación de interfaces entre estas dos áreas de la ciencia.

Educación y Salud tienen una relación de diálogo en la búsqueda de la construcción social y el bienestar Este de los individuos.

Esta cuestión ha sido objeto de su investigación y un sinnúmero de programas, especialmente en el gobierno, lo que llevó la iniciativa de crear este espacio para presentar a los lectores a algunos de esta multiplicidad de estrategias y el desarrollo de algunas producciones.

También vamos a poner en la agenda, la Educación Permanente en Salud, que es una estrategia de aprendizaje significativo en la búsqueda de la transformación de las prácticas profesionales.

Esperamos que este sea un medio de interacción para las personas interesadas en estos temas.

Son bienvenidos!