RESUMO
O presente estudo teve como objetivo analisar a
prática pedagógica desenvolvida pelas professoras de alunos com autismo na
Escola Especial Normando Alves Barreto, em Feira de Santana, Bahia. Para tanto,
adotou-se como opção metodológica o estudo de caso, dentro de um enfoque
qualitativo de pesquisa. Os dados foram coletados através da pesquisa de campo
que incluiu observações das aulas, analise documental e entrevista às quatro
professoras. Durante a observação sistemática na sala de aula, e na entrevista,
percebeu-se que as professoras não possuíam um roteiro de observação dos
alunos, essa ação era realizada de forma livre e as anotações eram registradas
no diário do aluno, porem sem um instrumento norteador da atividade. Inferi-se
a isso o fato de que a observação é feita de forma assistemática, e é
considerada como um instrumento de avaliação. Pode-se também inferir que embora
as educadoras entrevistadas, possuíssem uma concepção dúbia a respeito do
significado da mediação, esse elemento era
realizado com maior ou menor dificuldade a depender do comprometimento do
aluno. No PPP, encontramos varias referencias ao elemento mediação e podemos
comprovar que a escola possui uma proposta de aprendizagem mediada. No que
tange ao elemento avaliação não foi possível perceber nenhuma evidência
do uso de instrumentos ou ferramentas para a avaliação dos alunos. No PPP, não
se encontra o objetivo claro desse elemento, e as estratégias de avaliação dos
alunos com autismo são apresentadas de uma forma bastante sucinta. O estudo
apontou que o ensino ao aluno com autismo é possível, basta conhecer as
barreiras e os limites para a sua aprendizagem, e encontrar as possibilidades
para a participação efetiva desse aluno na educação, devendo-se levar em
consideração suas necessidades e o seu contexto social, proporcionando-lhes o
desenvolvimento de habilidades comunicativas, cognitivas e sociais, através de
praticas pedagógicas adequadas.De fato, houveram avanços nos estudos sobre a
educação de alunos autistas, entretanto, se considera necessário realizar
outras investigações que ampliem o numero dos sujeitos estudados, que favoreça
a formação continuada, e uma futura incorporação de elementos inovadores para a melhoria da pratica
pedagógica desenvolvidas por esses professores.
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