Páginas

martes, 14 de febrero de 2012

Iniciando a construção

Este blog pretende ser um instrumento de comunicação entre a saúde e a educação e criar interfaces entre essas duas áreas da ciência.
Educação e Saúde precisam de uma relação dialógica na busca da construção social e bem estar dos individuos.
Esse assunto tem sido tema de enúmeras pesquisas e programas, sobretudo  na área governamental, o que motivou a iniciativa de criar esse espaço para apresentar aos leitores um pouco dessa multiplicidade de estratégias e também algumas produções em desenvolvimento.
Estaremos colocando também em pauta, a Educação Permanente em Saúde, que é uma estratégia de aprendizagem significativa em busca das transformações das práticas profissionais.
Esperamos que este seja um meio de interação para pessoas interessadas nestes temas.
Sejam bem vindas !!!

 
Este blog pretende ser una herramienta de comunicación entre la salud y la educación y la creación de interfaces entre estas dos áreas de la ciencia.

Educación y Salud tienen una relación de diálogo en la búsqueda de la construcción social y el bienestar Este de los individuos.

Esta cuestión ha sido objeto de su investigación y un sinnúmero de programas, especialmente en el gobierno, lo que llevó la iniciativa de crear este espacio para presentar a los lectores a algunos de esta multiplicidad de estrategias y el desarrollo de algunas producciones.

También vamos a poner en la agenda, la Educación Permanente en Salud, que es una estrategia de aprendizaje significativo en la búsqueda de la transformación de las prácticas profesionales.

Esperamos que este sea un medio de interacción para las personas interesadas en estos temas.

Son bienvenidos!

16 comentarios:

  1. Este blog também é uma atividade da disciplina Tecnologias de la informacion y la comunicacion, do curso de Maestria en Educacion da Universidade Del Salvador, em Buenos Aires, Argentina, orientada paelas Prof. Alejandra Santos e Ana Laura Rossaro.
    Aguardem novas publicações!!!

    ResponderEliminar
  2. Este blog es también una actividad la disciplina las Tecnologías de de la Información y la Comunicación, del Maestria en Educacion de la Universidad del Salvador en Buenos Aires, Argentina, del Profs. Alejandra Santos y Ana Laura Rossaro.
    Espere a que las nuevas publicaciones!

    ResponderEliminar
  3. A educação permanente em saúde é algo que deve ser incentivado desde a graduação. A sua importância é algo visível tanto em âmbito publico como no particular. Bela iniciativa!
    Sucesso.

    ResponderEliminar
  4. Entendo que "lapidar" profissionais que atuem de forma comprometida e assertiva no sistema unico de saude, é, e sempre sera um desafio, tanto para a academia/formação, quanto para as entidades que fazem a gestão publica deste arranjo assistencial, afinal de contas, o SUS ainda constitui-se como um modelo de saúde que precisa se afirmar enquanto constructo idelogico e pratico eficaz e que contemple as reais necessidadese da população, assim, sendo valorizado tanto pelos usuários, quanto por nós, profissionais atuantes desta área em que ainda os olhares são direcionados com descredito e desprestigio. Mas, enfim...mais um espaço para discussão e aprofundamento!!! Sigamos entao.... Sofia Portugal- Psicologa Sanitarista.

    ResponderEliminar
  5. Com relaçao a educação- em ou para a saúde, sabemos que a mesma objetiva por meio das trocas sociais de conhecimento promover uma mudança de comportamento, e ate, de subjetividade que favoreça os individuos a adotarem praticas mais saudaveis de vida- promoção a saúde, ou em casos ja instaurados, a adesão correta ao tratamento. Contudo, percebo que muitas destas praticas nao alcançam o seu objetivo pois os profissionais nao dominam o conhecimento nem a metodologia adequada para que sejam trabalhadas questões subjetivas relacionandos a aspectos de saúde-doença destes sujeitos. Mudanças de pecepção, ideias, valores, logo, comportamento não devem ser impostas mediantes um discurso medicalizador...é um processo de desconstrução, lento e trabalhoso, que leva em conta componentes socio-economicos e culturais destas praticas,ganhos secundarios individuais, papeis sociais desenpenhados por estes individuos e o dominio do tipo de comunicação e contato que deve ser estabelecido com os mesmos. Uma palestra episodica e formal a respeito dos riscos da esquistossomose para pescadores/lavradores de charcos que nasceram e cresceram nesta pratica irá mudar o comportamento de adentrar nos pequenos lagos para retirar seu alimento e sustento?! Fica a reflexão...Sofia Portugal- Psicologa Sanitarista.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Sofia!
    Muito boa a sua contribuição, a mudança de condutas e comportamento é o grande nó, e um desafio para as organizações.

    ResponderEliminar
  7. Mary, muito interessante seu blog, se formos reparar o seu assunto tem algo em comum com o meu, afinal de contas Saúde e Educação andam juntas.
    Ameiiiii!
    Bjos
    Delma

    ResponderEliminar
  8. Olá Delma!
    Vamos ficar conectadas, e trocando informações.
    Sds

    ResponderEliminar
  9. Mary, parabéns!
    Sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela iniciativa e seja bem vinda a comunidade dos blogueiros. Vou estar sempre conectada e pedirei permissão para publicar alguns artigos em nossos blogs e sites que trabalhamos.
    Sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Quando quiser, nos envie informações e artigos para publicarmos no blog http://www.cristovamaguiar.com.br Visite-nos.

    ResponderEliminar
  12. A educação em Saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientados para a prevenção de doenças e promoção da saúde (Costa & López, 1996).

    Trata-se de um recurso por meio do qual o conhecimento cientificamente produzido no campo da saúde, intermediado pelos profissionais de saúde,atinge a vida cotidiana das pessoas, uma vez que a compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença oferece subsídios para a adoção de
    novos hábitos e condutas de saúde.

    A atenção básica destaca-se como um contexto privilegiado para desenvolvimento de práticas educativas em saúde.....,espero que este blog seja um veículo transportador e dissiminador para a adoção de novas práticas Educativas em Saúde!! Parabéns!!!! O blog ficou muito bem formatado e distribuído. Abraço, Sonia Portugal

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigada Sonia!
      A educação em saúde precisa ser um instrumento para a transformação das praticas dos profissionais, bem como a sua relação com os seus pares.
      Abraço

      Eliminar
  13. Mary seu trabalho está excelente e de suma importancia na preparação dos alunos para uma profissionalização ideal.Parabéns! Sou sua seguidora com todo prazer.
    Eny

    ResponderEliminar